A PROCURA DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Você sente que está necessitando de tratamento ortodôntico?

Está é uma situação que deve ser muito bem definida. O que você pretende de um tratamento ortodôntico pode ser diferente do que o ortodontista entende que deve tratar. O ortodontista precisa saber mais sobre você do que simplesmente avaliar seus dentes. E é muito bom que você saiba algumas coisas importantes sobre a ortodontia.

Por que realizar tratamento ortodôntico?

Basicamente há dois motivos: fisiológico e estético. Alguns pacientes procuram o tratamento porque tem problemas de dor e mau funcionamento (disfunção) da articulação-temporo-mandibular (ATM) outros são assintomático e procuram melhora na estética, da face ou dentes. O ortodontista sempre tem um visão enfocada na fisiologia e na estética. O profissional sabe que a boa oclusão fisiológica é fundamental e que os resultados estéticos, que devem ser buscados, são correlatos a fisiologia.

Como a ortodontia pode melhorar a estética da face?

A posição dos dentes influencia, decisivamente, na estética da face. Os dentes não podem ser tratados ignorando o restante da face. No sentido transversal, deve ser respeitado o biótipo do indivíduo. Pacientes com o rosto estreito (fino e comprido) devem ter arcadas dentária proporcionais ao seu biótipo. Da mesma forma pacientes que tem o rosto largo (tão largo quando comprido, quase quadrado). No sentido póstero-anterior (de trás para frente) a posição dos incisivos, mais para frente ou mais para trás, influencia diretamente na beleza do perfil e na fisiologia da respiração.

Quando os incisivos estão para frente, dizemos que estão protrusos, e quando para trás, disse retrusos. A protrusão de ambas arcadas dentárias, superior e inferior (biprotrusão) é uma característica do grupo racial negro, os quais além dos dentes biprotuídos têm os lábios grossos. Os mongólicos (índios e asiáticos) tendem para a retrusão dos incisivos, com um perfil mais reto. Já os caucasianos (brancos) são intermediários. E, em nossos padrões de beleza, uma leve biprotrusão é sempre preferível do que uma leve biretrusão.

Um conceito fisiológico que influencia a estético é a relação entre os incisivos superiores e inferiores. Os superiores devem ocluir pela frente dos inferiores. Este é um imperativo fisiológico da oclusão, sem o que o aparelho mastigatório funcionará mal, com prejuízo para os dentes. E, esteticamente também é um imperativo devido a influência cultural. Em todas as culturas, expressadas nas artes, há padrões de beleza universais semelhantes, ainda que o conceito de beleza seja subjetivo e de avaliação pessoal. Quem ama o feio bonito lhe parece...

Assim que estética e fisiologia estão sempre juntas?

SIM!!! Pelo menos assim deve ser. Um bom resultado estético está dependente também da harmonia entre as arcadas dentárias (oclusão), a articulação da mandíbula com o crânio (ATM) e posição dos lábios. É esta harmonia que proporciona maior estabilidade da estética e do bem estar do paciente.

Nenhum comentário: