Saúde Bucal

SAÚDE BUCAL

Doença Periodontal:
Gengivite e Periodontite - prevenção e tratamento




“ A essência de um bom tratamento periodontal depende da comunicação apropriada e adequada com o paciente sobre a doença em si e os cuidadosa bucais necessários para manter a saúde”.

As Doenças Periodontais(D.P) são doenças infecto-inflamatórias que afetam os tecidos de proteção(gengivas) e sustentação dos dentes (ligamento periodontal e osso),causadas por bactérias presentes na placa. A placa bacteriana ou biofilme dental é um agrupamento de bactérias que acumula na superfície dental. As alterações mais freqüentes em termos de doença são: gengivite (inflamação na gengiva) e periodontite (perda de suporte ósseo dos dentes). Estas duas doenças são altamente prevalentes, sendo uma das principais causas de perdas dentárias na população em geral.
No entanto, tivemos um progresso extraordinário na compreensão da D.P nos últimos anos, apontando novos caminhos para o diagnóstico, tratamento, prevenção e manutenção de saúde bucal nos pacientes portadores destas infecções.
Dentro de um processo de saúde-doença periodontal, encontramos um balanço entre a agressão, representado pela placa bacteriana e uma resposta imuno-inflamatória do indivíduo. Evidencia-se que o desenvolvimento da doença é dependente não somente da presença de microorganismos, mas de um indivíduo susceptível à doença. Este conceito também está por trás do entendimento de gengivites e periodontites como doenças distintas (diferentes) e não mais tendo a visão da periodontite como progressão da gengivite. Elas possuem etiologias(causas) diferentes.


GENGIVITE

O desenvolvimento da gengivite se dá a partir do acúmulo de placa bacteriana supragengival (acima da gengiva). Todo indivíduo que deixar acumular bactérias sobre as superfícies dos dentes, desenvolverá uma inflamação na margem da gengiva em poucos dias. Existem fatores de risco induzidos por medicamentos e hormônios (nifedipinas para cardiopatas, hidantoína para epiléticos e anticoncepcionais orais), que podem modificar uma gengivite existente. Podendo ter influência de fatores sistêmicos como diabete, distúrbios hormonais, imunológicos e outros.
As características clínicas principais são sangramento da margem gengival ao escovar os dentes ou espontaneamente, vermelhidão, edema, mudança de textura (flacidez) da gengiva,desconforto e mau hálito.

O tártaro (cálculo), que se forma sobre a superfície do dente, é uma placa bacteriana mineralizada, endurecida, que não pode ser removida com a escovação. O tártaro não causa o problema, mas, a sua presença, compromete a saúde gengival. Ele apresenta uma superfície porosa, na qual acumulam mais bactérias, favorecendo a uma maior retenção de placa. Existem pessoas com maior formação de tártaro supragengival que pode estar relacionado não somente com a quantidade de placa acumulada, mas com a quantidade de minerais ( cálcio, fosfato...) presentes na saliva. Neste caso, indica-se o uso de cremes dentais anti-tártaro, afim de diminuir a sua formação. O tártaro não só prejudica a saúde gengival como compromete a estética, absorvendo manchas com mais facilidade, principalmente naquelas pessoas que fumam ou tomam chá e café.

Para evitar a gengivite, preconiza-se a correta escovação dos dentes e gengivas e uso do fio dental ou escovas interdentais pelo menos uma vez ao dia. A placa bacteriana ou biofilme dental (comunidade bacteriana organizada), que se forma continuamente nos dentes, se não for removida diariamente por meio dos cuidados bucais realizados pelo paciente, poderá inflamar a gengiva ao redor do dente.

Uma vez já instalada a gengivite, recomenda-se um exame periodontal realizado pelo dentista ou periodontista, onde se fará um diagnóstico correto da enfermidade. Os tratamentos mais freqüentemente usados são a remoção da placa e tártaro (placa mineralizada) em sessões de raspagem e alisamento da superfície dentária e instrução de higiene bucal individualizada. A instrução de higiene é aspecto mais importante do tratamento da gengivite. Portanto, o dentista conseguirá sanar o problema fazendo o tratamento adequado, removendo os fatores de retenção de placa (tártaro, restaurações mal adaptadas, cáries, próteses desadaptadas, restos de raízes), facilitando a higiene pelo paciente.

Após o tratamento local, temos o restabelecimento da saúde gengival de 7 a 21 dias. O importante é a disciplina na escovação diária e manutenção periódica ao dentista. As pastas de dentes mais indicadas são as que contém produtos anti-placa e anti-tártaro, comumente encontradas na maioria dos cremes dentais com efeito Total.

Sempre que a gengiva sangra ela está inflamada. Neste locais onde ocorre o sangramento, deve-se intensificar e aprimorar o uso do fio dental e escovas. Esta doença é reversível desde que tratada adequadamente e os tecidos de suporte (osso e ligamento periodontal) dos dentes não tenham sido atingidos.


PERIODONTITES


São dependentes não somente da presença de uma microbiota patogênica(bactérias), mas de um indivíduo suscetível à doença. Elas podem ainda ser afetadas por fatores modificadores genéticos (hereditariedade), ambientais (fumo) e sistêmicos (diabetes).Esta inflamação acomete os tecidos subgengivais(abaixo da gengiva). As bactérias que ali se encontram são mais agressivas, causando maior destruição: perda óssea, sangramento periodontal, formação de bolsas periodontais, retração gengival, alteração na posição dos dentes, mau hálito, mobilidade e perdas dentárias. Ocorre mais freqüentemente em indivíduos adultos acima de 35 anos, podendo atingir jovens ou até mesmo crianças.
As características nem sempre são perceptíveis principalmente no início e nestes casos somente o exame clínico periodontal e radiográfico poderão identificar a doença.


O tratamento baseia-se na remoção da causa através de sessões de raspagem e alisamento radicular (RASUB- raspagem subgengival), orientação de higiene bucal e motivação do paciente. Nos casos de Periodontite, deve-se ter um bom controle de placa afim de evitar reinfecção bacteriana. É importante o uso de escova interdental, escova unitufo para complementar a escovação usual. Outra alternativa coadjuvante é o uso de colutórios para higiene bucal contendo clorhexidine 0.12%,durante o tratamento periodontal. Porém deve-se cuidar os efeitos adversos com o uso contínuo deste produto, como mancas nos dentes e perda do paladar. O principal objetivo do tratamento periodontal é estabilizar a perda de inserção óssea e assegurar que o trabalho conjunto do profissional e do paciente evite o retorno ou agravamento da infecção periodontal.

De acordo com os resultados do tratamento são estabelecidas visitas periódicas ao periodontista para diagnosticar e evitar a recolonização bacteriana eliminando a recidiva da doença. Cabe lembrar, que todos os dias se aderem novas bactérias nos nossos dentes. Portanto, o diagnóstico precoce e higiene oral aprimoradas são as principais armas que temos para evitar a inflamação e progressão da periodontite.

Durante e/ou após o tratamento periodontal, na presença de retração gengival, pode-se apresentar um quadro de hipersensibilidade dentinária devido à exposição da porção radicular do dente. Este sintoma, na maior parte das pessoas, gera dor e desconforto diante de estímulos como o frio, quente, cítrico ou doce, quando entra em contato com a superfície exposta da raiz. Como prevenção pode-se proteger o colo exposto através do uso de cremes dentais para dentes sensíveis (apresentando nitrato de potássio 5% ), Fluoreto de sódio 0.05%, verniz com flúor, terapia com laser, cobertura radicular (restauração) e ,alguns casos, enxerto gengival. Deve-se evitar escovação traumática, o uso de escovas com cerdas duras e cremes dentais muito abrasivos.

Não é possível o tratamento destas doenças somente com medicamentos. A placa bacteriana aderida ao dente, juntamente com o tártaro deve ser removida mecanicamente através do tratamento realizado pelo periodontista e controle de placa bacteriana pelo paciente. Em casos que se necessite o uso de antibiótico, no auxílio ao tratamento periodontal é preciso monitorar quais bactérias são responsáveis pela ocorrência da doença e identificar a quais antibióticos elas são sensíveis, afim de evitar o uso indiscriminado desta medicação. O antibiótico só agirá no momento em que já tenha sido realizado uma abordagem subgengival (remoção do biofilme subgengival), RASUB, nas periodontites. Em alguns casos, em que a terapia não seja satisfatória, tratamentos adicionais podem ser necessários, tais como acesso cirúrgico para raspagem radicular, remoção de raízes e tunelizações, entre outros.

As visitas de manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e assim evitar a progressão da doença com a sua recidiva (retorno). Pacientes que aderem a este sistema de rechamadas para a mantutenção Periódioca Preventiva consegue manter mais os seus dentes ao longo do tempo. A periodicidade varia de paciente para paciente, depende da cooperação durante ao tratamento, o grau de severidade do problema e o seu autocuidado no controle de placa no dia a dia. Recomenda-se de acordo com as evidências científicas que as rechamadas tenham uma periodocidade de 3-3 meses para casos mais avançados de Periodontite e nos demais , 4-6 meses.




• Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido.

Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenado o tártaro e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mastigação e estética. Se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Dentro de um contexto de promoção de saúde, uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengivas saudáveis. Isto contribui não só para que você tenha uma boa aparência, mas também, para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral do indivíduo. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa higiene bucal, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde oral e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas mais graves.

Existem medidas simples que cada indivíduo pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivites, periodontites e outros problemas bucais. E a nós dentistas, o grande desafio não é somente restaurar a saúde bucal, mas promovê-la e mantê-la em todos os indivíduos.

Santini

Nenhum comentário: